Trajetória crítica
Sobre o livro: "Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça". Este era o pensamento dominante na época em que o Cinema Novo começou a surgir no cenário
Ver maisReferência: 9788580630152
Sobre o livro:
"Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça". Este era o pensamento dominante na época em que o Cinema Novo começou a surgir no cenário brasileiro. Foi também quando Jean-Claude Bernardet iniciou sua carreira de crítico - de cinema e da própria crítica. Bernardet sempre expôs sua opinião de forma contundente, o que o levou a obter credibilidade rapidamente.
Trajetória crítica é uma antologia de textos escritos nos anos 1960 e 1970 que são articulados pelo autor de forma a mostrar o desenvolvimento da crítica cinematográfica. Com notas e sugestões de trabalho ao final, este livro retrata o início do nosso cinema, mostra o reflexo desse processo no cinema atual e deixa uma abertura para novas criações.
Sobre o autor:
Jean-Claude Bernardet nasceu na Bélgica, passou a infância em Paris e veio para o Brasil com sua família aos treze anos. Em 1964, ele naturalizou-se brasileiro. Formou-se pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, em Paris, e doutorou-se em Artes pela ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP.
O interesse pelo cinema surgiu a partir do cineclubismo. Convidado por Paulo Emílio Salles Gomes, começou a escrever críticas no jornal O Estado de São Paulo. Tornou-se grande interlocutor do grupo de cineastas do Cinema Novo. Foi um dos criadores do curso de cinema da UnB, em Brasília, e deu aulas de História do Cinema Brasileiro na ECA, até se aposentar em 2004. É autor de Brasil em tempo de cinema, Caminhos de Kiarostami, A doença - uma experiência, entre outros.
- Assunto: Cinema e Fotografia
- Autor: Bernardet, Jean-Claude
- Coleção: Temas Brasileiros
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Formato: 2,00 X 11,00 X 16,00
- ISBN: 9788580630152
- Páginas: 344