Islã: vamos aprender a conhecer o mundo muçulmano

    Sobre o livro: "Agora que o mundo está ainda mais dilacerado por novos conflitos e hostilidades inusitadas, torna-se urgente fazer alguma coisa úti

    Ver mais
    Marca: Martins Fontes - selo Martins
    Referência: 9788580630411
    Simulador de Frete
    - Calcular frete
    Não sei meu CEP

    Sobre o livro:

    "Agora que o mundo está ainda mais dilacerado por novos conflitos e hostilidades inusitadas, torna-se urgente fazer alguma coisa útil. Criou-se uma nova ruptura, profunda demais, entre o mundo ocidental, orgulhoso de seu suposto pragmatismo, e o mundo muçulmano, que, que finalmente desperto, tem a coragem de se manifestar. Seria apenas uma divergência de interesses? Não, o problema é maior, muito maior..." quando se pensa que essas palavras foram escritas por Roberto Rossellini em 1976, pouco antes de sua morte, é difícil não sentir arrepios.

    Já se vão quase dez anos desde que o grande mestre do neorrealismo italiano abandonou a indústria do cinema tradicional para se dedicar a um empreendimento não menos ambiciooa: um imenso projeto de filmes históricos para a televisão, com o propósito de percorrer novamente o itinerário do homem desde a pré-história até a conquista do espaço. Um período importante e esquecido com demasiada frequência que deu vida a obras-primas como O Absolutismo ? A ascensão de Luís XIV ou O Messias. Rossellini intuía o poder de penetração da televisão com um instrumento de difusão do conhecimento. As páginas reunidas neste livro nascem nesse cenário.

    Islã é o projeto para uma série televisiva dedicada à cultura e ao mundo muçulmano que, infelizmente, jamais viu a luz. São setenta fichas simplesmente brilhantes, e até agora inéditas, conservadas no arquivo pessoal de seu filho Renzo, e que parecem hoje dramaticamente atuais. Rossellini parece intuir o perigo de um embate de civilizações e teoriza a necessidade de um conhecimento das riquíssimas raízes da cultura árabe e de sua profunda relação com a cultura ocidental. Um raciocínio cristalino que revela não apenas a erudição, mas também a incrível capacidade de intuição de seu espírito: "Qualquer coisa pode acontecer. Mas para nos odiarmos bem, ou para nos destruirmos bem, ou para nos suportarmos bem, ou para colaborarmos bem, teremos, de toda forma, de nos conhecermos bem".

    Sobre o autor:

    Roberto Rossellini nasceu em Roma em 1906. Foi um dos maiores diretores de cinema italianos de todos os tempos, autor de obras-primas como Roma città aperta [Roma cidade aberta], Paisà, Germania anno zero [Alemanha, ano zero] e Stromboli. Nos últimos anos, depois da convivência com Ingrid Bergman, ele se dedicou a uma série de filmes para a televisão. Morreu em Roma em 1977, logo após ter presidido o júri do Festival de Cannes.

    • Assunto: Cinema e Fotografia
    • Autor: Rosselini, Roberto
    • Coleção: Artes e Arquitetura
    • Editora: Martins Fontes - selo Martins
    • Edição: 1
    • Encadernação: Brochura
    • Formato: 2,00 X 11,00 X 16,00
    • ISBN: 9788580630411
    • ISBN 13: 9788580630411
    • Páginas: 144

    Deixe seu comentário e sua avaliação







    - Máximo de 512 caracteres.

    Clique para Avaliar


    • Avaliação:
    Enviar
    Faça seu login e comente.

    Produtos Visitados