Poesias da pacotilha (1851-1854)
Sobre o livro: Divertidas - como, aliás, não poderia deixar de ser, dado o seu caráter satírico - e altamente instrutivas - o leitor contemporâneo
Ver maisReferência: 9788533614529
Sobre o livro:
Divertidas - como, aliás, não poderia deixar de ser, dado o seu caráter satírico - e altamente instrutivas - o leitor contemporâneo perceberá entre os arroubos poéticos uma certa forma de fazer política que nos é um tanto familiar -, as Poesias da Pacotilha são um passeio revelador por um período da história política deste país ainda desconhecido do grande público.
"Conjunto paródico, compósito e corrosivo, as poesias da "Pacotilha" constituíram a mais temida - e apreciada - forma de sátira política praticada no Brasil em meados do século XIX. A autoria da maior parte dessas poesias é desconhecida, com exceção do divertido "Poeta Vassourense", que sabemos ser o escritor Domiciano Leite Ribeiro, futuro Visconde de Araxá. Quando aos demais nomes, o que se pode afirmar, com segurança, é que entre os poetas satíricos estava Manuel Antônio de Almeida, autor das Memórias de um Sargento de Milícias".
M.M.J.
Sobre o autor:
Mamede Mustafa Jarouche é professor de língua e literatura árabe na USP. Entre outros trabalhos, preparou e prefaciou uma edição das 'Poesias da Pacotilha' e das 'Memórias de Um Sargento de Milícias'. Atualmente, dedica-se à tradução do 'Livro das 1001 Noites' a partir de seus originais árabes.
- Assunto: POESIA
- Autor: Jarouche, Mamede Mustafa
- Coleção: Catálogo Geral > Verso
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Formato: 21,00 x 14,00 x 3,10
- ISBN: 9788533614529
- Páginas: 608