Sem trama e sem final: 99 conselhos de escrita
Sobre o livro: Neste pequeno manual, cartas e apontamentos do escritor russo Anton Tchékhov tornam-se conselhos e sugestões para quem quer se avent
Ver maisReferência: 9788580633719
Sobre o livro:
Neste pequeno manual, cartas e apontamentos do escritor russo Anton Tchékhov tornam-se conselhos e sugestões para quem quer se aventurar a escrever pela primeira vez ou já tem prática no ofício. "A vida marcha rumo ao cárcere", diz ele; "a literatura deve ensinar como escapar, ou prometer a liberdade...". Para isso, é fundamental refletir sobre questões como as abordadas neste guia: por que e para quem escrever, como, quando e quanto escrever; como lidar com elementos como veracidade, descrições, personagens e sentimentos. Mas, para além de suas orientações de escrita, há conselhos de vida. O caráter de Tchékhov e sua visão de mundo saltam das linhas e entrelinhas: "Verdade e honestidade constituem a base da boa escrita, porque antes de mais nada constituem a base do comportamento individual e da ação política".
Sobre o autor:
Anton Tchékhov (Rússia, 1860 Alemanha, 1904). Médico de profissão, desde a adolescência escrevia contos de fundo humorístico para sustentar a família -era neto de servos da gleba- e pagar seus estudos. Sob seu humor, uma concepção dolorosa da existência, segundo a qual personagens naufragavam na incompreensão e na monotonia da vida provinciana. Dramaturgo e contista, influenciou várias gerações de escritores, inclusive como crítico.
Piero Brunello (Itália, 1948). Professor de história social na Università Ca'Foscari, Veneza.
- Assunto: Literatura
- Autor: Tchekhov, Anton
- Coleção: Catálogo Geral > Prosa
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 2
- Encadernação: Brochura
- Formato: 2,00 X 11,00 X 16,00
- ISBN: 9788580633719
- Páginas: 112