Lançamento - Carta a uma jovem do futuro

LANÇAMENTO – CARTA A UMA JOVEM DO FUTURO
Sobre o livro:
Concita De Gregorio escreve uma carta para a jovem que foi no passado, e para as jovens que se tornarão mulheres. Suas palavras são um fio poderoso e precioso que une gerações. Ela sabe que conselhos geralmente não são acatados, e que só se aprende com a experiência; então, nesta Carta a uma jovem do futuro, Concita fala antes de tudo para si mesma, para a jovem que um dia foi.
Seja gentil, diz ela. Apaixonada e gentil. Rebele-se, mas escolha contra o que se rebelar. Ignore convenções e arrogância. Permaneça intacta e torne-se o mundo que você deseja. Não tenha medo de ter medo. Chore sempre que puder. E então ria, sempre que puder. Aprenda a dizer obrigado e desculpas (mas lembre-se de que um obrigado vale cem vezes mais do que um pedido de desculpas). Não importa se você esquecer estas palavras; quando, daqui a muitos anos, encontrá-las, talvez por acaso, você perceberá que as guardou em algum lugar dentro de você.
Sobre a autora:
Concita De Gregorio, jornalista e escritora, dedicou-se à crônica política por mais de trinta anos. Sua carreira longeva no jornal La Repubblica fez história. Dirigiu L'Unità de 2008 a 2011. Concebeu e apresentou programas de rádio e TV, entre os quais Fuori Roma, pela RAI, e In onda, pelo canal La7. Seus artigos sobre o Processo Andreotti e sobre o G8 de Gênova entraram para a história do Giornalismo italiano 1860-2001 (Meridiani Mondadori, 2009). Escreve para o cinema e para o teatro. Seu último texto cênico é Un'ultima cosa, com o qual permanece em turnê. Pela Feltrinelli, publicou Mi sa che fuori è primavera (2015), Nella Notte (2019), Un'ultima cosa (2022), In mezzo a un milione di rane e farfalle, em coautoria com Beatrice Alemagna (2024) e Di madre in figlia (2025). Tem quatro filhos.
Sobre a ilustradora:
Mariachiara Di Giorgio estudou ilustração no IED (Istituto Europeo di Design), de Roma, e no ENSAD (École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs), em Paris. Trabalhou para o cinema como storyboard artist e concept designer. Tem obras publicadas nas maiores editoras italianas e estrangeiras. Suas ilustrações foram expostas na mostra da Bologna Children's Book Fair e na Society of Illustrators de Nova York. Seu trabalho começou a fazer parte da Ibby Honour List e do White Ravens. Em 2018, recebeu os prêmios Sorcières, Luigi Malerba e Andersen de melhor livro sem texto. Em 2021, ganhou o prêmio Orbil de melhor álbum ilustrado. Pela Feltrinelli, ilustrou Le bambinacce, de Veronica Raimo e Marco Rossari (2019), e I Classici compagni di scuola, de Paolo Di Paolo (2021).