Paixões da alma, As
Sobre o livro: Este é o último texto filosófico de Descartes, publicado em 1649, o único que trata diretamente dos problemas da vida moral. O livro
Ver maisReferência: 9788533621824
Sobre o livro:
Este é o último texto filosófico de Descartes, publicado em 1649, o único que trata diretamente dos problemas da vida moral. O livro foi escrito para a princesa Elisabeth e também é conhecido pelo título de Tratado das paixões. Sem dúvida o autor pretende com esse Tratado sobre a vida moral esclarecer as relações entre a alma e o corpo. Até então, por prudência, Descartes recusara-se a abordar este problema. O livro tem três partes. Na primeira Descartes mostra como a alma é o agente em suas volições que terminam ou na própria alma ou no corpo. Na segunda parte são examinadas as paixões. Descartes define cada uma das paixões estudando-as do interior: a admiração, o amor, o ódio, o desejo, a alegria, a tristeza. A terceira parte do Tratado examina as diferentes paixões classificadas em espécies segundo as seis paixões primitivas estudadas na segunda parte.
Sobre o autor:
René Descartes nasceu em 1596 em La Haye (agora chamado de Descartes), perto de Tours, e estudou no Colégio Jesuíta de La Flèche. Como muitos de seus contemporâneos, ele contestou o valor de uma educação baseada no aristotelismo e, depois de sair da faculdade, tentou resolver a crise cética da sua idade através da elaboração de um método de raciocínio segundo o modelo do rigor e da certeza da matemática. Apesar de reivindicar para evitar questões teológicas e permanecer dentro do âmbito da razão humana, os seus escritos o envolveu em inúmeras disputas com os teólogos de ambos os católicos (e especialmente) a persuasão reformada. Em 1621, após um período passado na Holanda, Boêmia e Hungria como um soldado, ele deixou o exército e se dedicou ao estudo da ciência e da filosofia. Aposentou-se para a Holanda em 1628 e passou os próximos 20 anos lá, vivendo e trabalhando em reclusão. Então, em 1649 atrasados, após um convite do ano anterior, ele foi para a Suécia para assumir um cargo instruindo rainha Cristina da filosofia. Descartes morreu em Estocolmo, no início de 1650, tendo apenas começado a ensinar a Rainha. Suas últimas palavras teriam sido uma âme seg, comes il faut ("a minha alma, é hora de partir").
- Assunto: Filosofia
- Autor: Descartes, Rene
- Coleção: Catálogo Geral > Biblioteca Universal
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Formato: 2,00 X 11,00 X 16,00
- ISBN: 9788533621824
- Páginas: 360