O Discurso Filosófico da Modernidade
- Destaque
'Modernidade – um projeto inacabado' era o título de um discurso que pronunciei em setembro de 1980, quando recebi o Prêmio Adorno. Esse
Ver maisReferência: 9786555540642
'Modernidade – um projeto inacabado' era o título de um discurso que pronunciei em setembro de 1980, quando recebi o Prêmio Adorno. Esse tema, controvertido e multifacetado, não mais me deixou. Seus aspectos filosóficos têm penetrado mais fortemente na consciência pública, na esteira da recepção do neoestruturalismo francês – assim como o slogan 'pós-modernidade', na sequência de uma publicação de F. Lyotard. O desafio proposto pela crítica neoestruturalista da razão constitui, assim, a perspectiva a partir da qual procuro reconstruir passo a passo o discurso filosófico da modernidade. Nesse discurso a modernidade foi elevada, desde os fins do século XVIII, a tema filosófico.
Sobre o autor:
Jürgen Habermas (Düsseldorf, 18 de junho de 1929) é um filósofo e sociólogo alemão vinculado à teoria crítica, corrente de pensamento desenvolvida pela Escola de Frankfurt, e ao pragmatismo contemporâneo. Habermas trabalhou como assistente de ensino do professor Theodor Adorno no Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt, o que o colocou como um representante da chamada "segunda geração" da Escola de Frankfurt. Ele é conhecido por suas teorias sobre a racionalidade comunicativa e a esfera pública, sendo considerado um dos mais importantes intelectuais contemporâneos.
- Assunto: Filosofia
- Autor: Habermas, Jürgen
- Coleção: Tópicos
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 2
- Encadernação: Brochura
- Formato: 12,5 x 18,5 x 2,5
- ISBN: 9786555540642
- Páginas: 552