Nicolau Maquiavel nos tempos da política

    Sobre o livro: O espaço de tempo que abrange a vida de Maquiavel (1469-1527) apresenta-se como uma época de profundas transformações que afetaram a

    Ver mais
    Marca: Martins Fontes - selo Martins
    Referência: 9788580632545
    Simulador de Frete
    - Calcular frete
    Não sei meu CEP

    Sobre o livro:

    O espaço de tempo que abrange a vida de Maquiavel (1469-1527) apresenta-se como uma época de profundas transformações que afetaram a própria visão de mundo até então dominante. As grandes navegações e as viagens de descobrimento descortinavam horizontes desconhecidos. Nesse ínterim, a Itália e a Europa passam por acontecimentos cruciais: a França, superado o secular conflito com os ingleses, restabelece o seu poderio; os reinos espanhóis se unem sob uma única Coroa que caminha para impor a sua hegemonia na Europa; os Estados italianos são arrasados por guerras que mergulham sua autonomia em uma profunda crise. E, em 1517, começa na Alemanha a revolução religiosa protestante, destinada a trazer à luz as transformações profundas nas crenças e sentimentos populares e a projetar na Europa as suas consequências mais dramáticas: as guerras religiosas e a ofensiva da Contrarreforma católica.

    Maquiavel estava ciente das transformações que mudavam o cenário mundial e advertia sobre a exigência de adequar as instituições e as normas da vida política. Suas funções na República florentina apuraram sua reflexão. Compreender a ligação entre sua atividade e suas obras, que logo se tornaram fundamentais para compreender as vicissitudes dos homens reunidos em sociedades políticas, é a razão de fundo deste livro que Corrado Vivanti - um dos maiores estudiosos de Maquiavel - quis conceber como síntese e ápice de uma longa pesquisa e que se propõe a apresentar uma recensão de seus escritos mais famosos, desde O príncipe até A mandrágora, desde os Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio até A arte da guerra e à História de Florença. Fundamentada na lição das coisas antigas e na experiência das coisas modernas, a obra do secretário florentino uma vez mais se mostra, assim, capaz de promover uma melhor compreensão dos tempos e do mundo.

    Sobre o autor:

    Corrado Vivanti publicou pela Pléiade Einaudi as obras de Maquiavel em 3 volumes (1997, 1999 e 2005). Autor de Lotta politica e pace religiosa in Francia fra Cinque e Seicento [Luta política e paz religiosa na França entre os séculos XVI e XVII] (1963), dirigiu, juntamente com Ruggiero Romano, a Storia d'Italia Einaudi [História da Itália Einaudi]. Em 2002, a Accademia dei Lincei lhe outorgou o "Premio per la Storia". Lecionou nas universidades de Turim, Perúgia e "La Sapienza", de Roma.

    • Assunto: Filosofia
    • Autor: Vivanti, Corrado
    • Coleção: Catálogo Geral > Biblioteca Universal
    • Editora: Martins Fontes - selo Martins
    • Edição: 1
    • Encadernação: Brochura
    • Formato: 21,00 x 14,00 x 1,40
    • ISBN: 9788580632545
    • ISBN 13: 9788580632545
    • Páginas: 208

    Deixe seu comentário e sua avaliação







    - Máximo de 512 caracteres.

    Clique para Avaliar


    • Avaliação:
    Enviar
    Faça seu login e comente.

    Produtos Visitados