Luz e sombras: uma experiência (onírica) noturna e um fragmento de carta
Sobre o livro: Dois textos do grande filósofo, inéditos até agora, possibilitam a investigação da relação de tensão de Wittgenstein com a religião
Ver maisReferência: 9788580630350
Sobre o livro:
Dois textos do grande filósofo, inéditos até agora, possibilitam a investigação da relação de tensão de Wittgenstein com a religião e os valores culturais da civilização. Um deles é o registro em forma de diário de uma experiência (onírica) noturna, vivenciada no ano de 1922, e o outro, um fragmento de uma carta que Wittgenstein provavelmente escreveu à sua irmã Hermine, em 1925.
A relação de Wittgenstein com a fé era ambivalente. Por um lado, ele a associava a algo sombrio -, que se revela na sensação de estar totalmente à mercê de um poder divino, de um juiz supremo e severo, como o que aparece no Velho Testamento e que é capaz de exigir o que há de mais extremo.
Por outro lado, a fé significava, para Wittgenstein, algo positivo, luminoso, de fato "a luz", símbolo de pura espiritualidade, verdade e transparência, coisas a que ele aspirava em seu filosofar. Assim como, para ele, na vida pessoal, a fé parece relacionar-se à "redenção" de necessidades internas, no esforço para solucionar problemas filosóficos parece estar ligada à "iluminação".
Sobre o autor:
Ludwig Wittgenstein nasceu em 1989 em Viena, foi um pensador moderno, integrante do Círculo de Viena, e é considerado um dos pais da filosofia analítica. Estudou engenharia em Berlim e Manchester, e mais tarde se interessou pela lógica e pela matemática. Foi amigo de Bertrand Russell, George Edward Moore e John Maynard Keynes. De 1939 e 1947 (com alguns intervalos), foi professor de Filosofia em Cambridge.
À época da Primeira Guerra, alistou-se no exército austríaco e foi para a linha de frente na Rússia e na Itália. Em 1918, foi preso pelos italianos e libertado apenas cerca de um ano depois. Nesse período, escreveu Tratado lógico-filosófico, publicado em 1921. A partir dos anos 1930, começou uma nova fase em sua filosofia, consagrada com a obra Investigações filosóficas (1953). Vítima da perseguição nazista, naturalizou-se britânico em 1939. Faleceu em 1951, em Cambridge.
Ilse Somavilla nasceu em Fulpmes/Tirol e cresceu em Innsbruck. Formou-se em Filosofia, Psicologia e Anglística. Desde 1990 é colaboradora voluntária do Instituto de Pesquisa do Arquivo Brenner. É editora de Ludwig Wittgenstein: Denkbewegungen. Tagebücher 1930-1932, 1936-1937 (Haymon, 1997), coeditora de Ludwig Hänsel ? Ludwig Wittgenstein. Eine Freundschaft (Haymon, 1994) e autora de inúmeros artigos sobre Ludwig Wittgenstein.
- Assunto: Filosofia
- Autor: Wittgenstein, Ludwig
- Coleção: Catálogo Geral
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Formato: 2,00 X 11,00 X 16,00
- ISBN: 9788580630350
- Páginas: 116