Filosofia clandestina - Cinco tratados Franceses do século XVIII - Vol. 1

    Sobre o livro: Antologia de cinco tratados clandestinos que discutem a crítica religiosa e a defesa de novas ideias e concepções de mundo - assunto

    Ver mais
    Marca: Martins Fontes - selo Martins
    Referência: 9788599102831
    Simulador de Frete
    - Calcular frete
    Não sei meu CEP

    Sobre o livro:

    Antologia de cinco tratados clandestinos que discutem a crítica religiosa e a defesa de novas ideias e concepções de mundo - assuntos que eram frequentes na literatura clandestina -, além de terem como pontos comuns a origem francesa e a publicação anônima na segunda metade do século XVIII. O primeiro texto, "O verdadeiro filósofo", de César Chesneau du Marsais, é um autêntico manifesto em defesa do novo papel desempenhado pela filosofia no Século das Luzes; o segundo, "Breviário filosófico ou História do judaísmo, do cristianismo e do deísmo em 33 versos", de Giuseppe A. G. Cerutti, apresenta um pequeno poema atribuído ao rei da Prússia, Frederico II, acompanhado das notas de Cerutti; o terceiro, "Giordano Bruno redivivo ou Tratado dos erros populares", de autor não identificado, sintetiza o conteúdo mais radical das críticas presentes nos textos clandestinos; já as obras "Das conspirações contra os povos ou Das proscrições" e "Profissão de fé dos teístas" trazem a marca indelével da mais representativa personalidade do Iluminismo francês e da própria literatura clandestina: Voltaire.

    Sobre o autor:

    Regina Schöpke é filósofa e historiadora, com Doutorado em Filosofia pela UNICAMP. Também é Mestra em Filosofia pela UFRJ e em História Medieval pela UFF.

    Colaboradora dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo é tradutora e autora dos livros Por uma filosofia da diferença (Contraponto/EDUSP, 2004), finalista do Prêmio Jabuti em 2005, Dicionário Filosófico: conceitos fundamentais (Martins Fontes - selo Martins, 2010) e Matéria em Movimento: a ilusão o eterno retorno (Martins Fontes - selo Martins, 2009).

    Mauro Baladi é filósofo, tradutor e colaborados dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo. É autor do Dicionário de Cinema Brasileiro: Filmes de longa-metragem produzidos entre 1909 e 2012 (Martins Fontes - selo Martins, 2013).

    • Assunto: Filosofia
    • Autor: Schopke, Regina
    • Coleção: Catálogo Geral
    • Editora: Martins Fontes - selo Martins
    • Edição: 1
    • Encadernação: Brochura
    • Formato: 2,00 X 11,00 X 16,00
    • ISBN: 9788599102831
    • Páginas: 232

    Deixe seu comentário e sua avaliação







    - Máximo de 512 caracteres.

    Clique para Avaliar


    • Avaliação:
    Enviar
    Faça seu login e comente.

    Produtos Visitados