Teoria do vínculo
Sobre o livro: Partindo de uma teoria predominantemente intrapsíquica. Pichon-Rivière dá um salto qualitativo e estabelece as bases de uma teoria s
Ver maisReferência: 9788533623538
Sobre o livro:
Partindo de uma teoria predominantemente intrapsíquica. Pichon-Rivière dá um salto qualitativo e estabelece as bases de uma teoria social que interpreta o indivíduo como sendo a resultante de uma relação dialética entre ele e os objetos externos e internos.
A investigação psicanalítica se completa com a investigação social orientada em uma tríplice direção - psicossocial, sociológica e institucional - e se aproxima da investigação experimental, tanto para o paciente como para o terapeuta, que formam um unidade dialética, na qual cada um interage com o outro.
Sobre o autor:
Enrique Pichon-Rivière nasceu em Genebra, Suíça, em 25 de junho de 1907. Psicanalista e psiquiatra, nacionalizado argentino. Ele teve grande importância na divulgação da psicanálise na Argentina e foi considerado um importante renovador da psiquiatria, com a criação da teoria dos Grupos Operativos. Sua teoria foi de grande originalidade e baseada em uma interpretação dialética do funcionamento de grupos, sendo considerada por críticos como "a maior contribuição latina americana para uma teoria unificada do funcionamento grupal". Publico, entre outras obras,O processo de criação, O processo grupal, Psiquiatria: uma nova problemática, Psicologia da vida cotidiana (com Ana Pambliega de Quiroga) e Teoria do vínculo, todos publicados por esta editora. Faleceu em 16 de julho de 1977.
- Assunto: Educação Psicologia e Psicanál
- Autor: Pichon-Rivière, Enrique
- Coleção: Catálogo Geral > Psicologia e Pedagogia
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Formato: 2,00 X 11,00 X 16,00
- ISBN: 9788533623538
- Páginas: 152