Psicologia e pedagogia da criança
Sobre o livro: Os textos apresentados neste livro são resumos, estabelecidos por participantes, do curso dado por Maurice Merleau-Ponty na Sorbonne
Ver maisReferência: 9788533622289
Sobre o livro:
Os textos apresentados neste livro são resumos, estabelecidos por participantes, do curso dado por Maurice Merleau-Ponty na Sorbonne (1949-1952) sobre psicologia da criança e pedagogia.
Em suas aulas, Merleau-Ponty se detém na questão da infância, naquilo que poderia ser chamado de investigação fenomenológica do universo infantil. Essa fenomenológica é elaborada em constante diálogo com as ciências humanas, principalmente com a psicologia e a psicanálise. Sabe-se que, para Merleau-Ponty, a filosofia, que é e deve ser um movimento de distância com relação ao mundo, nem por isso deixa de ser uma experiência fundamentalmente humana. O pensamento mantém a distinção entre o fato e o direito. Esse direito, contudo, só existe "em situação". Só pode ser descrito, portanto, levando em conta a experiência irredutível a partir da qual se torna possível pensa-lo. Mas é preciso interrogar-se sobre as formas da estruturação dessa experiência - a começar, evidentemente, pelas formas que ela reveste na criança.
Sobre o autor:
Maurice Merleau-Ponty escritor e filósofo, líder do pensamento fenomenológico na França, nasceu em 14 de março de 1908, em Rochefort, e faleceu em 4 de Supérieur em Paris, graduando-se em filosofia em 1931. Em 1945 foi nomeado professor de filosofia da lecionar na Soborne, em Paris. Em 1952 ganhou a cadeira de filosofia no Collège de France. Entre suas obras, encontram-se: Signos, Fenomenologia da percepção, A natureza, Conversas - 1948 e Psicologia e pedagogia da criança, todas publicadas por esta Editora.
- Assunto: Educação Psicologia e Psicanál
- Autor: Merleau-Ponty, Maurice
- Coleção: Catálogo Geral > Psicologia e Pedagogia
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Formato: 0,80 x 14,00 x 20,90
- ISBN: 9788533622289
- Páginas: 584