Psicanálise do fogo, A
Sobre o livro: "Vamos estudar um problema em que a atitude objetiva jamais pôde se realizar, em que a sedução primeira é tão definitiva que deforma
Ver maisReferência: 9788533623606
Sobre o livro:
"Vamos estudar um problema em que a atitude objetiva jamais pôde se realizar, em que a sedução primeira é tão definitiva que deforma inclusive os espíritos mais retos e os conduz sempre ao aprisco poético onde os devaneios substituem o pensamento, onde os poemas ocultam os teoremas. É o problema psicológico colocado por nossas convicções sobre o fogo. Problema que nos parece tão diretamente psicológico, que não hesitamos em falar de uma psicanálise do fogo".
Gaston Bachelard
Sobre o autor:
Gaston Bachelard (1884-1962) Filósofo, epistemólogo e crítico literário, nasceu em Bar-sur-Aube, na Champagne. Formou-se em matemática em 1912 e foi professor de física e química em liceus por dez anos. Durante esse período, converte-se à filosofia; ganha o título de agregé em 1922 e torna-se doutor em 1927. Foi professor de filosofia na Faculdade de Letras de Dijon e depois na Sorbone (cadeira de história e filosofia das ciências). Foi também diretor do Instituto de História das Ciências e Técnicas. Escreveu vários livros entre ele: A água e os sonhos, O ar e os sonhos, A poética do devaneio, A poética do espaço, A psicanálise do fogo, A terra e os devaneios do repouso, A terra e os devaneios da vontade (Martins Fontes) e O novo espírito científico (Tempo Brasileiro).
- Assunto: Educação Psicologia e Psicanál
- Autor: Bachelard, Gaston
- Coleção: Catálogo Geral > Tópicos
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Formato: 2,00 X 11,00 X 16,00
- ISBN: 9788533623606
- Páginas: 176