Processo de alfabetização
Sobre o livro: Os capítulos que compõe este livro têm por objetivo apresentar as investigações realizadas sobre o processo de apropriação da leitur
Ver maisReferência: 9788533616738
Sobre o livro:
Os capítulos que compõe este livro têm por objetivo apresentar as investigações realizadas sobre o processo de apropriação da leitura e da escrita por crianças em início de alfabetização.
Pesquisar a alfabetização no atual contexto brasileiro é um desafio. Desafio maior é romper com as concepções de alfabetização que se tornaram hegemônicas e, portanto, já fecundaram tanto a prática como o discurso educacional em torno dela. Este livro representa um esforço na tentativa de construir uma concepção de alfabetização que supere as concepções que naturalizam o desenvolvimento da leitura e da escrita nas crianças.
Acreditamos que poderemos, a partir dessas primeiras elaborações, contribuir para esse propósito.
Sobre o autor:
Cláudia Maria Mendes Gontijo nasceu na cidade de Bom Despacho (MG), em 20 de maio de 1962. É doutora em Educação pela Universidade Estadual de campinas e professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Publicou, entre outros, os artigos: "A escrita como recurso mnemônico na fase inicial de alfabetização escolar: uma análise histórico-cultural", "A apropriação da linguagem escrita" e "O papel do professor numa perspectiva sócio-histórica".
- Assunto: Educação Psicologia e Psicanál
- Autor: Gontijo, Claudia Maria Mendes
- Coleção: Catálogo Geral > Texto e Linguagem
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Formato: 2,00 X 11,00 X 16,00
- ISBN: 9788533616738
- Páginas: 152