Novos fundamentos para a psicanálise
Sobre o livro: Novos fundamentos para a psicanálise? Qual a necessidade de voltar aos fundamentos e o que justifica qualifica-los de "novos"? A nec
Ver maisReferência: 9788533601321
Sobre o livro:
Novos fundamentos para a psicanálise? Qual a necessidade de voltar aos fundamentos e o que justifica qualifica-los de "novos"? A necessidade, para mim, é clara: desde 1969, na Universidade de Paris VII, este ensino prossegue e depois é reunido na série Problemáticas, cujos subtítulos são esclarecedores. Trata-se de questionar, de agir, de problematizar a partir de um tema de aparência clássica na psicanálise freudiana. Problematizar é abalar, pôr à prova, até os fundamentos, toda a experiência analítica. Certamente é uma problemática que privilegia a experiência freudiana e está centrada nos conceitos freudianos.
A partir desses questionamentos radicais, violentos, é necessariamente uma nova temática, novas ordenações, novos conceitos que se desenha. Minhas posições sobre a pulsão, sobre o narcisismo ou sobre a linguagem, sobre vários outros temas, são precisas, mesmo se, recebidas de forma dispersa. Chegou para mim, o momento de mostrar sua articulação.
J.L.
- Assunto: Educação Psicologia e Psicanál
- Autor: Laplanche, Jean
- Coleção: Catálogo Geral > Psicologia e Pedagogia
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Formato: 2,00 X 11,00 X 16,00
- ISBN: 9788533601321
- Páginas: 180