Diálogo com Sammy: uma contribuição psicanalítica à compreensão da psicose infantil
Sobre o livro: O livro traz o relato da análise de um menino psicótico que pode ser utilizado pelos estudantes e cujos pormenores podem ser discuti
Ver maisReferência: 9788533613652
Sobre o livro:
O livro traz o relato da análise de um menino psicótico que pode ser utilizado pelos estudantes e cujos pormenores podem ser discutidos juntamente com suas implicações teóricas.
Há neste caso o aspecto excepcional de que o menino insistia para que tudo fosse anotado cuidadosamente, de modo que a maior parte daquilo que acontecia está registrado na sessão. Não é muito comum a exatidão nas apresentações de trabalho analítico com crianças, e está será bem-vinda não somente por aqueles que estão estudando análise de crianças, mas também por todos aqueles que sabem apreciar uma história verdadeira ou uma autobiogradia. Este menino estava muito doente, exibindo aspectos clínicos psicóticos, e o ano de análise produziu grandes modificações. Parece improvável que ele tivesse podido realizar essas mudanças voltadas à saúde simplesmente ao ficar mais velho ou através da experiência comum de vida.
O leitor pode observar aquilo que os autores chamam de "restabelecimento do diálogo" à medida que Sammy adquire confiança na segurança e na compreensão da analista e consegue colaborar e aceitar.
Sobre o autor:
Joyce McDougall, analista didata, é supervisora do Instituto e Sociedade Psicanalítica de Paris. Faz frequentemente conferências na Europa, nos Estados Unidos e na América do Sul e é autora de diversos livros, entre eles A múltiplas faces de Eros e Teatros do corpo (ambos da Editora Martins Fontes).
- Assunto: Educação Psicologia e Psicanál
- Autor: Mcdougall, Joyce
- Coleção: Catálogo Geral > Psicologia e Pedagogia
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Formato: 22,00 x 15,00 x 2,00
- ISBN: 9788533613652
- Páginas: 280