Direito nas sociedades humanas, O
Sobre o livro: Universal em seu princípio, relativo devido à história das sociedades, o direito é difícil de definir. Fruto da cultura humana, sua
Ver maisReferência: 9788533612815
Sobre o livro:
Universal em seu princípio, relativo devido à história das sociedades, o direito é difícil de definir. Fruto da cultura humana, sua feição muda o sabor das sociedades. Os cheyennes conheciam o solucionamento pacífico dos litígios, o mundo pós-industrial continua indagando-se sobre o enigma do homicídio, ora considerado diabólico, ora um caso psiquiátrico.
Este livro expõe o problema da diversidade do direito e procura aclarar as condições de seu estudo com um olhar que mescla a proximidade do jurista de sua matéria com a distância própria à etnologia. Viajando ao redor do globo e nos recônditos do tempo ocidental, ele questiona as maneiras pelas quais apareceu o foi imposta a ideia de direito. Vincula suas noções - a lei, o julgamento, a pena - aos seus fundamentos sociais e culturais, interrogando-se ao mesmo tempo sobre a gênese das instituições jurídicas.
Sobre o autor:
Louis Assier-Andrieu, antropólogo e jurista, é diretor de pesquisa no Centro Nacional de Pesquisa, CNRS (Centro de Antropologia CNRS-EHESS, Toulouse, e Instituto catalão de Pesquisa em Ciências Sociais, Universidade de Perpignan). Através das áreas de observação nos estados Unidos e na Europa meridional, suas pesquisas, se caracterizam pela multidisciplinaridade, discutem os limites do campo jurídico. Publicou em especial Le peuple et la loi (LGDJ) e Politique des lois en Europe (em colaboração com Jacques Commaille, LGDJ).
- Assunto: Direito
- Autor: Andrieu Louis Assier
- Coleção: Justiça e direito
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Formato: 14,0 x 21,0 x 2,2
- ISBN: 9788533612815
- Páginas: 392