Leitura, literatura e escola: Sobre a formação do gosto
Sobre o livro: Percebe-se hoje, em nossas escolas, uma grande distância entre a intenção explicita na legislação de formar alunos críticos, com gos
Ver maisReferência: 9788533614314
Sobre o livro:
Percebe-se hoje, em nossas escolas, uma grande distância entre a intenção explicita na legislação de formar alunos críticos, com gosto e hábito de ler, e o fato de esses alunos demonstrarem desagrado e incompetência em relação à leitura, não deixando, porém, de consumir a trivialidade literária, histórica e política.
A escola se deteriorou e, com ela, a leitura da boa literatura? A questão da leitura de literatura na escola brasileira precisa ser pensada a partir de outros lugares e numa perspectiva histórica.
Neste estudo, o pano de fundo é a concepção de literatura como fenômeno social e histórico, caracterizando-se, assim, o texto (dito) literário como um conjunto de códigos e de leis que regem esses códigos, o qual envolve tanto as condições de emergência e utilização de determinados escritos em determinadas épocas, como o funcionamento social da língua.
Sobre o autor:
Maria do Rosário Longo Mortatti (Magnani) é mestre e doutora em Educação e livre-docente em Metodologia do Ensino de 1º Grau: Alfabetização. Atualmente integra o corpo docente do curso de Pedagogia e do corpo docente do curso de Pedagogia e do programa de pós-graduação em Educação da FFC/UNESP – Marília e coordena o projeto integrado de pesquisa "Ensino de Língua e Literatura no Brasil: repertório documental republicano".
- Assunto: Comunicação e Crítica literári
- Autor: Magnani, Maria do Rosário Mortatti
- Coleção: Catálogo Geral > Texto e Linguagem
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Formato: 2,00 X 11,00 X 16,00
- ISBN: 9788533614314
- Páginas: 192