Nascimento da Biopolítica
Sobre o livro: O curso ministrado por Michel Foucault no Collège de France de janeiro a abril de 1979, Nascimento da biopolítica, se inscreve na co
Ver maisReferência: 9786555540178
Sobre o livro:
O curso ministrado por Michel Foucault no Collège de France de janeiro a abril de 1979, Nascimento da biopolítica, se inscreve na continuidade do curso do ano anterior, Segurança, território, população. Depois de mostrar como, no século XVIII, a economia política assinala o nascimento de uma nova razão governamental – governar menos, por uma preocupação de eficácia máxima, em função da naturalidade dos fenômenos com que se tem de lidar –, Michel Foucault empreende a análise das formas dessa governabilidade liberal. Trata-se de descrever a racionalidade política no interior da qual foram postos os problemas específicos da vida e da população: "Estudar o liberalismo como moldura geral da biopolítica."
Quais são as características específicas da arte liberal de governar, tal como se esboça no século XVIII? Que crise de governamentalidade caracteriza o mundo atual e a que revisões do governo liberal ela deu ensejo? É a essa tarefa de diagnóstico que responde o estudo das duas grandes escolas neoliberais do século XX, o ordoliberalismo alemão e o neoliberalismo da Escola de Chicago – única incursão de Michel Foucault ao longo de todo o seu ensino no Collège de France no campo da história contemporânea.
Essa análise põe em evidência o papel paradoxal desempenhado pela "sociedade" em relação ao governo: princípio em nome do qual este tende a se autolimitar, mas também alvo de uma intervenção governamental permanente, para produzir, multiplicar e garantir as liberdades necessárias ao liberalismo econômico. A sociedade civil, longe de se opor ao Estado, é portanto o correlativo da tecnologia liberal de governo.
Sobre o autor:
Paul-Michel Foucault nasceu em Poitiers, França, em 15 de outubro de 1926. Em 1946 ingressa na École Normale Supérieure, onde conhece e mantém contato com Pierre Bourdieu, Jean-Paul Sartre, Paul Veyne, entre outros. Em 1949, conclui sua licenciatura em psicologia e recebe seu Diploma em Estudos Superiores de Filosofia, com uma tese sobre Hegel, sob a orientação de Jean Hyppolite. Morre em 25 de junho de 1984.
- Assunto: Ciências Sociais
- Autor: Foucault, Michel
- Coleção: Tópicos
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 2
- Encadernação: Brochura
- Formato: 12,5 x 18,5 x 2,7 cm
- ISBN: 9786555540178
- Páginas: 480