Ideia do socialismo, A
- Destaque
Sobre o livro: A ideia do socialismo, que por mais de 150 anos proporcionou atitude normativa e orientação histórica frente às condições de vida ca
Ver maisReferência: 9786555540123
Sobre o livro:
A ideia do socialismo, que por mais de 150 anos proporcionou atitude normativa e orientação histórica frente às condições de vida capitalistas, parece hoje ter perdido a força de impulsão que detinha outrora. Não obstante o crescente mal-estar, em nossos dias quase não há quem se incline a esboçar ideias referentes à forma de vida para além do capitalismo. Como se explica o rápido envelhecimento dessa ideia outrora tão fascinante? E o que temos de fazer, se a quisermos salvar para o nosso tempo?
Axel Honneth nos faz ver em seu brilhante ensaio que a ideia do socialismo perdeu seu brilho, porque nela atuam pressupostos teóricos que remontam ao tempo do industrialismo, e que, no século XXI, já não guardam nenhum poder de convencimento. Tais pressupostos devem ser substituídos, e o devem ser por meio de novas disposições da história e da sociedade que sejam adequadas a nosso atual padrão de experiência. Só mesmo quando se chegar a esse ponto será possível recobrar a confiança num projeto que, tal como outrora, mostre-se afinado a seu tempo, e isso inclui conformar a economia segundo o padrão de uma liberdade compreendida solidariamente.
Sobre o autor:
Axel Honneth, nascido em 1949, é professor de humanidades na Columbia University de Nova York, professor sênior de filosofia da Johann Wolfgang Goethe-Universität em Frankfurt, bem como diretor executivo do Instituto de Pesquisa Social da mesma cidade. Em 2015, foi contemplado com o Prêmio Ernst Bloch. A Martins Fontes selo Martins publica também O direito da liberdade, de sua autoria.
- Assunto: Ciências Humanas/política
- Autor: Honneth, Axel
- Coleção: Lançamentos
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Formato: 20,00 x 22,50 x 0,70
- ISBN: 9786555540123
- Páginas: 176