Escritos históricos e políticos
Sobre o livro: Vieira, a meu ver, participa integralmente da inventio seiscentista que não concebe meio de falar a Deus, ou de Deus, sem experiment
Ver maisReferência: 9788533615618
Sobre o livro:
Vieira, a meu ver, participa integralmente da inventio seiscentista que não concebe meio de falar a Deus, ou de Deus, sem experimentar ou aprender o literal variado do mundo, tão desfigurado pelos pecados da ocasião quando impregnado da Graça permanente de seu Criador. Nesse sentido, não há mesmo escrito do jesuíta que não seja radicalmente político. Não sê-lo, para ele, equivaleria a renunciar à prática da caridade cristã, isto é, deixar de intervir nas formas da vida social do homem a fim de prepara-lo para tornar-se, pela boa escolha de seu livre arbitro, coautor da Providência. Um documento seu preparado por delegação de chancelaria dificilmente poderia tomar-se como gesto orientado por maior desejo de ação política do que um piedosíssimo sermão dedicado à celebração de alguma festa móvel do centenário cristão.
Mantendo-se à vista tais verossímeis históricos, pode-se tentar estabelecer uma espécie de quadro sintético dos assuntos políticos mais recorrentes na atividade intelectual do Padre Vieira, em seus quase noventa anos de vida tumultuosa.
Alcir Pécora
- Assunto: Antropologia e História
- Autor: Vieira, Pe. Antônio
- Coleção: Biblioteca Universal
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 2
- Encadernação: Brochura
- Formato: 13,5 x 20,0 x 2,3
- ISBN: 9788533615618
- Páginas: 896