História (quase verdadeira) do soldado desconhecido, A (E-Book)

    Sobre o livro: Os limites entre ficção e história talvez nunca tenham se mostrado tão tênues quanto nesta obra de Emilio Franzina. Historiador prof

    Ver mais
    Marca: Martins Fontes - selo Martins
    Referência: 9788580632903

    Preço sob Consulta

    Efetue Cotação
    Não disponível

    Enviar
    Avise-me quando estiver disponível

    Sobre o livro:

    Os limites entre ficção e história talvez nunca tenham se mostrado tão tênues quanto nesta obra de Emilio Franzina. Historiador profissional, o autor faz uso de sua extensa bagagem de pesquisas ao escolher o cenário da Primeira Guerra Mundial para desenvolver essa trama sobre a vida de um herói, a um só tempo, múltiplo e único. Múltiplo por se tratar de um personagem fictício, não nominado, que poderia ser, afinal, qualquer soldado em condições semelhantes; único, por sua vez, na medida em que, através da apresentação de diversos detalhes de sua vida pessoal, leva o leitor rapidamente a sentir-se íntimo, cúmplice de sua trajetória. Essa aproximação é bastante reforçada pela narrativa em primeira pessoa, a qual, com seu caráter envolvente de romance histórico, além de prender a atenção do começo ao fim, fornece uma vasta gama de dados factuais sobre o episódio do empreendimento bélico que se desenrolou na Itália entre 1914 e 1918.

    Brasileiro de nascimento, filho de emigrantes italianos, o protagonista é um jovem cujo sonho de conhecer o país de seus progenitores acaba levando-o a alistar-se voluntariamente no exército italiano, a fim de entrar na guerra contra a invasão austro-húngara. Cartas, autobiografias e documentos oficiais servem de base para a criação desse personagem que, apesar de fictício, reflete a real situação de muitos daquela época: jovens sonhadores que encontraram seu trágico fim na guerra, tornando-se, cada qual a seu modo, heróis ocultos dos livros de História.

    Sobre o autor:

    Emilio Franzina é professor catedrático de história contemporânea na Universidade de Verona. Estudioso de história social e cultural dos séculos XIX e XX, dedicou-se principalmente a escritos populares e sobre emigrações, sobre as quais publicou, entre outros, Merica! Merica! Emigrazione e colonizzazione nelle lettere dei contadini veneti in America Latina (1876-1902) (Feltrinelli, 1979) e Gli italiani al nuovo mondo. L'emigrazione italiana in America (1492-1942) (Mondadori, 1995). Pela editora Donzelli organizou, com Piero Bevilacqua e Andreina De Clementi, a Storia dell'emigrazione italiana (2001-2002, 2 vol.). Roteirista de programas de rádio e televisão da RAI, desenvolve uma intensa atividade teatral com aulas de história cantada junto ao complexo musical do Hotel Rif (onde levou aos palcos em 2014 a versão deste seu soldado desconhecido), além de trabalhar em colaboração com diretores, músicos e atores desde 2002, quando inaugurou a nova fase de sua experiência de public history auxiliando David Riondino, com Enrico Rava e Stefano Bollani, na representação de Il Trombettiere, espetáculo dedicado à história romanceada da vida de John Martin (Giovanni Martini), o corneteiro do general Custer na batalha de Little Bighorn.

    Detalhes do Ebook:

    Extensão - Epub

    Tamanho - 6,0 MB

    Para adquirir somente pelos sites da Kobo, Amazon ou Ibooks

    • Assunto: Literatura
    • Autor: Franzina, Emilio
    • Coleção: Prosa
    • Editora: Martins Fontes - selo Martins
    • Edição: 1
    • Encadernação: e-book
    • ISBN: 9788580632606
    • ISBN 13: 9788580632606
    • Páginas: 388

    Deixe seu comentário e sua avaliação







    - Máximo de 512 caracteres.

    Clique para Avaliar


    • Avaliação:
    Enviar
    Faça seu login e comente.

    Produtos Visitados