Conceitos fundamentais da história da arte

    Sobre o livro: 'Os Conceitos Fundamentais da História da Arte', de Wölfflin, são um marco na evolução da teoria estética moderna. Este estu

    Ver mais
    Marca: Martins Fontes - selo Martins
    Referência: 9788580632095
    Simulador de Frete
    - Calcular frete
    Não sei meu CEP

    Sobre o livro:

    'Os Conceitos Fundamentais da História da Arte', de Wölfflin, são um marco na evolução da teoria estética moderna. Este estudo sobre a evolução do estilo na arte situa a obra no conjunto da vida de uma época. Através da análise das obras dos grandes artistas, de Dürer a Rembrandt, o autor mostra a evolução interna dos estilos e define as categorias permanentes da arte. Com a publicação do livro, o autor conclui um trabalho de vários anos, inúmeras vezes recomeçado.

    Os pensamentos e reflexões esboçados cerca de trinta anos antes encontraram sua forma definitiva nesta obra amadurecida, verdadeiramente clássica. Teve início, então, prolongando-se através das décadas, o efeito direto das ideias de Wölfflin nas ciências e na opinião pública em geral. Os Conceitos Fundamentais influenciaram e determinaram decisivamente as ciências do espírito e toda a atividade artística. Quanto mais forte se tornava este eco, mais prolongadas eram as discussões em torno do livro e tanto mais Wölfflin era levado a refletir sobre o edifício que ele erguera no zênite da sua criação.

    Todos os seus livros e artigos surgidos posteriormente encontram-se à luz dessa polêmica.

    Sobre o autor:

    Heinrich Wölfflin (Winterthur, Suíça, 21 de junho de 1864 - Zurique, 19 de julho de 1945) foi um escritor, filósofo, crítico e historiador da arte suíço. Wölfflin foi um dos mais influentes historiadores da arte do século XX. Autor de livros consagrados, como: Conceitos Fundamentais da História da Arte.

    Sua formação se deu em Basileia, Munique e Berlim. Em Basileia foi aluno e discípulo de Jakob Burckhardt. Lecionou na Universidade de Berlim, Universidade de Munique e Universidade de Zurique, além da Universidade de Basileia.

    Adotou o que foi chamado de "método formalista", que parte da teoria da "pura-visualidade" (Argan e Fagiolo,1994). Aplicando pares opositivos, aos quais reduziu a alguns fundamentais: linear e pictórico; unidade e pluralidade; plano e profundidade; forma fechada e forma aberta; e clareza e obscuridade.

    • Assunto: Arte e Design
    • Autor: Wolfflin, Heinrich
    • Coleção: Artes e Arquitetura
    • Editora: Martins Fontes - selo Martins
    • Edição: 4
    • Encadernação: Brochura
    • Formato: 2,00 X 11,00 X 16,00
    • ISBN: 9788580632095
    • ISBN 13: 9788580632095
    • Páginas: 368

    Deixe seu comentário e sua avaliação







    - Máximo de 512 caracteres.

    Clique para Avaliar


    • Avaliação:
    Enviar
    Faça seu login e comente.