Caminhos da escultura moderna
Sobre o livro: Crítica e historiadora, professora de Hunter College, em Nova York, Rosalind E. Krauss tornou-se, entre os anos 60 e 70, uma das mai
Ver maisReferência: 9788533623927
Sobre o livro:
Crítica e historiadora, professora de Hunter College, em Nova York, Rosalind E. Krauss tornou-se, entre os anos 60 e 70, uma das mais influentes pensadoras da contemporaneidade artística. Krauss é uma das formuladoras das teorias da pós-modernidade nos Estados Unidos.
No presente Caminhos da escultura moderna, Rosalind E. Krauss nos reserva instigantes surpresas intelectuais. Traçando um percurso que mescla evolução histórica a análises pontuais de obras de arte, a crítica demonstra como a escultura do século XX apóia-se num cruzamento de tempo e espaço. Para ela, não seria possível separar os dois eixos, já que "toda e qualquer organização espacial traz em seu bojo uma afirmação explícita da natureza da experiência temporal".
Krauss põe-se a percorrer um caminho amplo, um repertório de produções de artistas como Rodin, Boccioni, Picasso, Tatlin, Gabo, Moholy-Nagy, Duchamp, Brancusi, Calder, Claes Oldenburg, Jasper Johns, Frank Stella, Donald Judd, Dan Flavin, chegando à land art de Robert Smithson e às instalações contemporâneas de Bruce Nauman. No percurso, a autora compara e confronta suas obras em relação ao "espírito do tempo", tecendo disursos profundos sobre esses cruzamentos espaço-temporais, corporificados a partir de arranjos formais.
Katia Canton
- Assunto: Arte e Design
- Autor: Krauss, Rosalind E.
- Coleção: Artes e Arquitetura
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Formato: 2,00 X 11,00 X 16,00
- ISBN: 9788533623927
- Páginas: 368