História da arte como história da cidade
Sobre o livro: História da arte como história da cidade é um tema presente nos escritos de Argan pelo menos a partir da década de 1960. Esse tema
Ver maisReferência: 9788580631531
Sobre o livro:
História da arte como história da cidade é um tema presente nos escritos de Argan pelo menos a partir da década de 1960. Esse tema tornou-se central no pensamento arganiano e pode ser considerado como verdadeiro ponto de chegada de sua reflexão. Os escritos incluídos neste livro reafirmam a identidade entre cidade e arte. Propõem uma metodologia que parta da definição de história da arte como história de uma fenomenologia complexa de objetos produzidos segundo a tecnologia do artesanato, constituindo uma dimensão espaciotemporal, a própria cidade, superando a tradicional proposição sociológica baseada na aproximação entre os fatos históricos e os fatos histórico-artísticos que lhes sejam dependentes.
Sobre o autor:
Giulio Carlo Argan nasceu em Turim, em 1909. Considerado um dos maiores historiadores de arte do século XX, foi professor de história da arte moderna na Universidade de Roma e contribuiu com publicações e conferências para o debate artístico, arquitetônico e urbanístico de nosso tempo. Morreu em Roma em 1992. Entre suas obras estão Gropius e a Bauhaus e História da arte italiana.
- Assunto: Arquitetura e Urbanismo
- Autor: Argan, Giulio Carlo
- Coleção: Artes e Arquitetura
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 6
- Encadernação: Brochura
- Formato: 15,0 x 20,5 x 1,5
- ISBN: 9788580631531
- Páginas: 288