Necessidade é a maior virtude, A: o pensamento realista nas relações internacionais
Sobre o livro: Esta é a primeira história abrangente da evolução das ideias realistas nas relações internacionais ao longo dos últimos quinhentos a
Ver maisReferência: 9788533623019
Sobre o livro:
Esta é a primeira história abrangente da evolução das ideias realistas nas relações internacionais ao longo dos últimos quinhentos anos. Jonathan Haslam enfoca o surgimento e a pertinência do pensamento realista (ou estadista), mostrando como ele moldou o pensamento político e os acontecimentos internacionais desde a época de Maquiavel. Haslam recorre a uma série de textos originais em vários idiomas europeus para ilustrar as opiniões de governantes e pensadores, para revelar como as guerras e outras crises afetaram o pensamento dos que tiveram de sofrê-las, e para enquadrar o pensamento realista dentro da história do pensamento politico e econômico. O autor explora quatro temas sobre as relações internacionais na era moderna: as Razões de estado, o Equilíbrio do Poder, a Balança Comercial e a Geopolítica. Ele confronta ideias realistas com alternativas universalistas, tanto religiosas como seculares, que se baseavam numa visão mais otimista da natureza humana ou da natureza da sociedade. Haslam demostra que o pensamento realista jamais alcançou uma posição de predomínio inabalável e que a dispunha com o pensamento universalista foi e continua a ser uma tensão não resolvida cuja trajetória pode ser acompanhada ao longo da evolução da teoria das relações internacionais no século XX.
Sobre o autor:
Jonathan Halsam é professor de história das relações internacionais na Universidade de Cambridge, e pesquisador e diretor de estudos de história no Corpus Christi College, Cambridge.
- Assunto: Antropologia e História
- Autor: Haslam, Jonathan
- Coleção: Justiça e direito
- Editora: Martins Fontes - selo Martins
- Edição: 1
- Encadernação: Brochura
- Formato: 2,00 X 11,00 X 16,00
- ISBN: 9788533623019
- Páginas: 2006